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A Importância da Comunicação na Gestão de Projetos
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO PROJETO 
Cleberson Dias Cardoso – Graduando do 8º Semestre de Administração da Faculdade FIT/ UNIESP.
 
A comunicação é a melhor técnica para se obter algo esperado de acordo com os interesses de cada situação. Comunicar-se é o ato de se expressar com troca de informações e dados que geram ideias, mensagens essenciais para vida em sociedade.
Através da comunicação expressamos nossas necessidades, conhecimento, desejos, estabelecendo vínculos com as demais pessoas havendo uma negociação entre as partes.
No mundo empresarial ela é fundamental para o sucesso do negócio, baseada em princípios pelos seus colaboradores, criando e desenvolvendo equipes, estabelecendo metas a serem alcançadas e desempenhando melhor habilidades sendo contínua dia após dia.
A comunicação é fundamental à ação individual e ao esforço conjunto. É o sistema nervoso da liderança, trabalho em equipe, cooperação e controle. Ele determina a qualidade dos relacionamentos, os níveis de satisfação e a medida de nosso sucesso ou fracasso. (KEELLING, 2002)
KEELLING, 2002 diz que em um trabalho de projeto, a omissão ou falta de atenção à necessidade de comunicação é a raiz de muitos problemas de desentendimento ou conflito, mas o planejamento e o esforço consciente podem lançar bases de uma boa rede de negócios para evitar, ou, em último caso, sanar as sérias consequências do colapso da comunicação.
Quando falamos em Projetos, certamente a comunicação será um princípio primordial a ser gerenciado. Internamente estará atrelada com toda a organização envolvendo os steakholders e alinhando os interesses para que se atinja os objetivos propostos. 
Os projetos dependem muito de liderança, trabalho em equipe, cooperação e entendimento mútuo. A empatia, ingrediente vital da comunicação, é influenciada pela atitude e exemplo dos líderes de equipes e gerentes de projetos e pela habilidade na comunicação interpessoal. (KEELLING, 2002).
 
A comunicação é exata quando há entendimento mútuo entre todas as partes para que um projeto seja bem-sucedido. As organizações junto a todos os colaboradores necessitam achar meios que firmem seus interesses e trabalhem juntos para que os objetivos sejam alcançados.
Segundo GIL (2001), “existem mecanismos que possibilitam uma comunicação mais eficaz dentro das empresas e nos cabe aqui ressaltá-los. Primeiramente, é preciso haver sintonia com o receptor”. A formação profissional, o status, o nível de linguagem e os conhecimentos do receptor influenciam o entendimento da mensagem que será dirigida.  Outro ponto fundamental é o saber ouvir; uma das mais importantes habilidades comunicativas e que é, frequentemente, a mais ignorada. 
Os gestores de projetos deverão contar com uma exata comunicação na hora de apresentar a profundidade do projeto, a importância e qual será o seu feedback quando aplicado. E quando falamos em aplicação, internamente a comunicação deverá ser bem alinhada para que seja trabalhado como um todo e não deixe lacunas que poderão causar falhas no tempo de entrega do projeto ou fracasso dele.
Comunicar-se é extremamente necessário e se torna uma ferramenta vital nas organizações, portanto os gestores deverão desenvolvê-la da melhor forma possível e manter continuamente dia após dia, buscando sempre melhorar e desenvolver tanto no ambiente interno quanto externo. 
 
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS 
Keeling, Ralph. Gestão de Projetos: uma abordagem global. São Paulo, Saraiva: 2002.
 
GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. Edição 1. São Paulo: Atlas, 2001. P. 78.